top of page
  • Foto do escritorNetconn Netconn

Brasil é o terceiro maior consumidor de APIs do mundo

O estudo Distributed gateway actors: Evolving APIs management, da F5, revelou que o Brasil ocupa a terceira posição mundial no consumo de APIs, ficando atrás apenas da Índia e dos EUA. Em 2022, o país movimentou cerca de 52,4 milhões de APIs, impulsionando negócios e promovendo agilidade e inovação através da conexão de dados entre diferentes organizações. No entanto, o relatório alerta para a falta de maturidade do mercado brasileiro de APIs em relação às práticas de segurança, o que representa um desafio para a economia digital em 2023 e nos próximos anos.

O estudo também aponta a monetização das APIs como um fator crucial para o crescimento desse cenário. De acordo com a pesquisa State of APIs de 2023, realizada pela Postman com desenvolvedores e gestores de TI em todo o mundo, 75% deles afirmam que as APIs geram riqueza para suas empresas. Cerca de 60% veem as APIs como produtos digitais das organizações, e 43% consideram que 25% da rentabilidade das empresas está relacionada à publicação e consumo de APIs.

Contudo, o aumento do uso de APIs também traz desafios de segurança. O estudo destaca que 30% dos entrevistados apontam preocupações com falhas de autenticação, autorização ou controle de acesso de APIs. Além disso, vazamentos de dados (18%), dificuldades de segurança relacionadas a ecossistemas e marketplaces (16%), falhas nos processos de logging e monitoramento (13%) e ataques DoS focados nas APIs (8%) são problemas enfrentados pelas empresas. Diante desse cenário, especialistas enfatizam a importância de adotar medidas de segurança desde o desenvolvimento até a publicação e consumo das APIs para garantir a proteção da economia digital brasileira.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page