top of page
  • Foto do escritorNetconn Netconn

RNP cria centro para monitorar ciberataques em tempo real

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um Centro de Operações de Segurança (SOC) com o objetivo de monitorar em tempo real os ataques cibernéticos direcionados a universidades, instituições de pesquisa e hospitais universitários. O SOC-RNP, situado em Brasília, será responsável por monitorar as principais ameaças cibernéticas ao sistema RNP, que atende mais de 500 instituições e mais de 4 milhões de usuários. Esse centro permitirá uma resposta mais imediata aos incidentes de segurança, bem como a geração de inteligência de ameaças e maior visibilidade do cenário de cibersegurança. A iniciativa visa fortalecer a proteção do ecossistema de ensino, pesquisa e inovação, colaborando para um ambiente seguro na rede acadêmica brasileira.

O lançamento do SOC-RNP foi anunciado durante o Fórum RNP, principal evento da instituição, que está ocorrendo em Brasília até o dia 31 de agosto. O objetivo do centro é antecipar e prever incidentes de segurança, não apenas reagir a eles. A RNP planeja, nos próximos três anos, estabelecer outros seis centros regionais de operações de segurança, formando um sistema robusto para proteger o ambiente de rede acadêmica brasileira. A relevância dessa iniciativa também é reconhecida no âmbito da soberania nacional, visto que a segurança cibernética das instituições de ensino e pesquisa desempenha um papel vital no compartilhamento de conhecimento e no desenvolvimento do país.

Os desafios da cibersegurança nesse contexto são enfatizados por dados da Check Point Research, que revelam que as instituições de ensino e pesquisa enfrentam cerca de 2.170 ataques digitais semanais em todo o mundo. O SOC-RNP não apenas complementará o trabalho já realizado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, mas também contribuirá com a comunidade, promovendo as melhores práticas de segurança e compartilhando conhecimento com instituições parceiras na América Latina e Caribe, reforçando o compromisso com um ambiente cibernético mais seguro.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page