top of page
  • Foto do escritorNetconn Netconn

O Desafio do Acesso Remoto


Home office

Sua empresa não está segura. Saiba o porquê


Cada vez mais, o uso da infraestrutura de rede das empresas está ultrapassando o perímetro tradicional que elas administram. Esse fenômeno decorre do aumento do trabalho remoto, da integração ou conexão com terceiros e da utilização de aplicações e servidores em nuvem. Embora essas práticas promovam um O significativo desenvolvimento e produtividade, também tornam as operações de TI mais vulneráveis a ataques, aumentando as exposições que podem ser exploradas por hackers.


Acesso e Privilégios: Pilar da Cibersegurança


O aumento dos pontos de exposição e a crescente quantidade de vulnerabilidade relatadas destacam a extrema importância da implementação de soluções de cibersegurança que proporcionem resultados concretos. Nesse contexto, reconhecemos que um dos elos mais fracos em toda a infraestrutura de segurança é o usuário, principalmente devido à falta de recursos de segurança implementados (especialmente quando fora do perímetro da empresa) ou conhecimento sobre como se proteger.


Diante desse cenário, gostaríamos de enfatizar a gestão de acesso privilegiado como um dos pontos cruciais para a implementação. Essa abordagem visa mitigar riscos ao controlar e monitorar os acessos com privilégios, reduzindo a vulnerabilidade relacionada às ações dos usuários. A conscientização e o fortalecimento do gerenciamento de acesso privilegiado são passos fundamentais para fortificar a postura de segurança de uma organização diante das ameaças cibernéticas em constante evolução.


Desafio: 9 Perguntas para saber se o Acesso Remoto da minha empresa está protegido


Use essas perguntas como guia para identificar se o acesso remoto da sua empresa está realmente seguro.


  1. Você sabe quem está acessando sua rede, o que estão fazendo e por quanto tempo?

  2. Você é capaz de capturar dados detalhados de todas as sessões de acesso remoto, para análise em tempo real?

  3. Você aplica a restrição de privilégios em sua rede?

  4. Você protege as credenciais usadas por colaboradores e terceiros remotos, e limita o acesso às senhas privilegiadas?

  5. Você habilita o Modelo Purdue interagindo somente em uma camada para cima ou para baixo na rede?

  6. Você programa e aprova os acessos remotos vinculados a horários para sua rede?

  7. Você usa Autenticação com Múltiplos Fatores (MFA) para acessos remotos?

  8. Você tem um processo estruturado para fornecer e retirar permissão aos acessos remotos?

  9. Todos os dados em trânsito são criptografados durante o acesso remoto?


Se você respondeu “não” a alguma das perguntas, a sua empresa está em risco!


Como elevar sua segurança com PAM


Soluções de PAM, ou Privileged Access Management, representam alternativas mais modernas e robustas para o acesso remoto, substituindo as VPNs, que podem ser úteis para uso pessoal, mas carecem de controles e recursos robustos para segurança em ambientes empresariais.


Ao implementar uma solução de PAM em ambientes corporativos, ganhamos controle sobre as sessões do usuário, incluindo auditoria e privilégios. Além disso, as soluções de PAM operam por meio de plataformas web, o que significa que sua rede interna não será comprometida por meio de uma conexão direta de dispositivos de terceiros que acessam sua rede, diferente das VPNs.

PAM e Zero Trust: Paradigma moderno de cibersegurança


Zero Trust, proposto por John Kindervag, é a evolução da forma como vemos a segurança dentro de redes empresariais. Este paradigma de cibersegurança moderno entende que nunca devemos confiar e sempre verificar todos os usuários e dispositivos. A ideia é presumir que todas as máquinas, usuários e servidores não são confiáveis até que se prove o contrário. Essa abordagem tornou-se cada vez mais relevante à medida que o trabalho remoto ganhou força, uma vez que muitos hosts de rede estão fora do perímetro ou da DMZ.


Em parceria com a BeyondTrust, a Netconn traz para o mercado soluções que adotam a abordagem de Zero Trust em sua filosofia, incluindo Acesso Remoto Privilegiado, nosso foco:


  • Implementar a estratégia de restrição de privilégios para sessões de acesso remoto.

  • Tratar dispositivos gerenciados com o mesmo nível de confiança de um dispositivo não gerenciado, ou seja, zero.

  • Fornecer acesso à aplicação independentemente do acesso à rede.

  • Registrar todas as atividades realizadas usando acesso remoto e desativar funcionalidades, como copiar e colar.

  • Ativar a segurança da API para proteger a integridade dos dados enviados de dispositivos IoT para os sistemas de suporte administrativo.


Nossas soluções de PAM operam por meio da granularidade da rede obtendo assim a garantia que todos os acessos sejam apropriados, gerenciados e documentados, independentemente de estar dentro ou fora do perímetro da sua rede.


Conte com a Netconn


A Netconn é conhecida por proporcionar inovação para ações de cibersegurança, com 26 anos de experiência no mercado. Nossa expertise reside na implantação de soluções para Acesso Remoto e Gestão de Privilégios em redes. Atuamos em estreita colaboração com parceiros internacionais e contamos com as maiores empresas do Brasil como clientes.


 

 

Outras soluções que podem interessar:

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page