top of page

O CTEM é um programa de gestão de vulnerabilidades para cibersegurança, dividido em cinco etapas:


Escopo

Primeira etapa da metodologia CTEM, consiste em identificar ativos essenciais e determinar os impactos associados justificaram as medidas corretivas, sendo uma estrutura em ciclo as etapas primarias sempre terão muito impacto sobre as etapas posteriores, portanto atente bem aos detalhes.


Descoberta

Com o escopo em mãos, minerar e explorar seus ativos em busca da identifica e catalogação das vulnerabilidades, más configurações incluindo hardwares, softwares, bancos de dados, serviços e outras aplicações, mas deve-se ir além da verificação de CVEs e explorar a visão dos invasores, sendo assim ressaltamos que o a recomendação das utilizações de soluções de Pentest ou teste de penetração (link de post: a construir).


Priorização

A priorização das exposições pode ser feita por meio de inquéritos que combinaram indicadores e análises de urgência, gravidade, disponibilidade em busca de trazer visibilidade maior aos elementos que representam maior valor na organização e os riscos associados


Validação

Interações e simulações desempenhadas pelo time de segurança afim de validar potenciais ataques e como exposições que podem ser exploradas. Simular e Emular invasões materializara, e com ações do red team você poderá ter análises mais cirúrgicas na sua tomada de decisão.


Mobilização

Ao tomar medidas, é fundamental compreender a solução a ser aplicada. Confiar cegamente em remediações automatizadas pode ser um erro. Buscar comunicação com outras partes envolvidas pode trazer mais informações e visibilidade sobre as consequências de cada remediação, além de reduzir atritos durante o processo de aprovação.

Como funciona o CTEM? Quais são as cinco etapas do CTEM?

Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page