top of page
  • Foto do escritorNetconn Netconn

Proteção a Acesso Remoto Dentro das Indústrias

Evite paradas protegendo seus sistemas de tecnologia operacional (OT) contra-ataques cibernéticos.

Acesso remoto dentro das indústrias

O Cenário da OT Mudou

Por anos, os sistemas industriais dependeram de protocolos e softwares proprietários. Essas soluções antigas não permitiam automação, exigiam administração manual por pessoas e não tinha conectividade externa.

 

Hoje, o panorama da tecnologia operacional (OT) é muito diferente. Mais e mais sistemas industriais estão sendo colocados online, não apenas para adotar novos recursos e eficiências por meio de integrações tecnológica, mas também para fornecer grandes quantidades de dados (big data) e análises inteligentes. Esses sistemas modernizados exigem que vendedores externos, colaboradores, operadores, fornecedores e terceiros acessem remotamente esses sistemas.

 

Essa transição de sistemas fechados para abertos gerou uma série de novos riscos de segurança. Ataques cibernéticos a infraestruturas críticas aumentaram 2.000% em 2019. Entretanto, apenas 23% dos fabricantes estão em conformidade com as diretrizes e regulamentações mínimas obrigatórias do setor ou governamentais sobre segurança cibernética em sistemas de controle industrial. Permitir o acesso remoto seguro aos seus sistemas OT é fundamental para manter a produtividade e a continuidade dos negócios da sua empresa.


Permitir acesso remoto seguro aos seus sistemas OT é fundamental para manter a produtividade e a continuidade dos negócios da sua empresa.


VPNs e Tecnologias Legadas de Acesso Remoto

O trabalho remoto e a conexão com fornecedores terceirizados usando notebooks e outros dispositivos pessoais, para se conectarem remotamente a sistemas OT a partir das suas redes domésticas, que têm menos controles de segurança em comparação com o ambiente corporativo.


Essas conexões remotas ofuscaram a segmentação da IT / OT e expandiram a superfície de ataque, fornecendo novos pontos de entrada para os hackers explorarem.


Conforme os sistemas industriais se tornam mais conectados, eles também ficaram mais expostos às vulnerabilidades. VPNs são adequadas para fornecer acesso remoto básico de colaboradores a sistemas não confidenciais, mas também carecem de recursos avançados de segurança, visibilidade, escalabilidade e custo-benefício necessário para o acesso remoto atual de dispositivos para OT/IoT.


Os hackers estão aproveitando essa crescente dependência das VPNs, encontrando muitas vulnerabilidades novas nesses sistemas. As VPNs se tornaram alvo altamente atraente para agentes mal-intencionados.


Se você supervisiona a infraestrutura de OT/IoT de sua empresa, você tem a responsabilidade fundamental de proteger sua empresa, sua infraestrutura e a segurança e privacidade dos seus clientes.


Principais considerações incluem:


  • Manter a conformidade e a continuidade dos negócios ao mesmo tempo em que protege sistemas críticos.

  • Manter seu ambiente OT e dispositivos da IoT seguros, em inibir a agilidade da empresa ou comprometer a segurança.


Sua equipe possui a solução de acesso remoto apropriada para lidar com um grande volume de operadoras, contratantes e fornecedores que se conectam remotamente à sua rede?


Acesso Remoto Seguro a Sistemas OT com a plataforma BeyondTrust

A BeyondTrust traz um portfólio com serviços e soluções a gestão e controle de acessos remotos em ambientes industriais. Sua plataforma de acesso remoto de alta segurança e flexibilidade, vai além de uma simples solução de VPN. Ela entrega um abrangente conjunto de soluções para prevenir ataques, roubo de credenciais e implementar regras de acesso e privilégios.


Com uma implementação fácil e configuração simplificada, a BeyondTrust assegura a produtividade dos colaboradores e terceiros que atuam fora do perímetro da sua rede física. Seu compromisso é proporcionar não apenas segurança, mas também eficiência operacional, garantindo um ambiente de trabalho remoto seguro e produtivo.


VPN vs. BeyondTrust Privileged Remote Access

VPN x BeyondTrust

Zero Trust e Sistemas OT

Destacamo-nos no mercado por oferecer uma solução embasada em conceitos modernos de cibersegurança e infraestrutura, sendo um dos principais o Zero Trust em português Zero Confiança. Nas atuais redes corporativas, é comum termos acesso de diferentes usuários fora de nossa zona de controle, além de muitos recursos e aplicações estarem além desse perímetro. Modelos tradicionais, como o de castelo e fosso, perdem sua aplicabilidade quando lidamos com estruturas descentralizadas.


Neste momento, soluções de segurança baseadas no Zero Trust possibilitam uma melhor gestão e controle, e é nesse contexto que a BeyondTrust se destaca, oferecendo uma abordagem que inclui:


  • Estratégia de restrição de privilégios para sessões de acesso remoto.

  • Tratamento de dispositivos gerenciados com o mesmo nível de desconfiança de um dispositivo não gerenciado, ou seja, zero confiança.

  • Fornecimento de acesso à aplicação independente do acesso à rede.

  • Registro de todas as atividades realizadas por meio de acesso remoto, incluindo a desativação de funcionalidades como copiar e colar.

  • Ativação da segurança da API para proteger a integridade dos dados enviados de dispositivos IoT para os sistemas de suporte administrativo.

Com a implementação dessas medidas, a BeyondTrust proporciona uma abordagem abrangente e eficaz para enfrentar os desafios contemporâneos em cibersegurança, garantindo a proteção e a integridade dos dados em ambientes de acesso remoto.

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page