top of page
  • Foto do escritorNetconn Netconn

Checklist de Segurança do Active Directory


Proteção de Active Directory

Active Directory é o banco de dados e serviços da Microsoft responsável por conectar usuários com recursos da rede. O Active Directory é crucial em ambientes baseados em Windows, permitindo que as organizações gerenciem e organizem de modo centralizado os usuários, computadores e outros tipos de dispositivos. Ele contém informações críticas sobre o ambiente, como usuários, computadores e as permissões que cada usuário foi concedido.

 

Dado o seu papel fundamental na autenticação e autorização, é também um grande alvo para os atacantes.

 

É por isso que é absolutamente essencial proteger credenciais de usuário, sistemas, dados confidenciais, software e aplicativos, protegendo-os contra acessos não autorizados. Se o Active Directory de uma organização for

violada, inevitavelmente enfraquecerá a integridade da postura de segurança como um todo.


Melhores Práticas De Segurança Para O Active Directory


  • Limite o uso de Administradores de Domínio e Grupos Privilegiados: Minimize o número de contas com acesso privilegiado para reduzir a superfície de ataque

  • Use pelo menos duas contas por usuário: implemente separadamente uma conta de usuário padrão para atividades regulares e uma conta privilegiada para tarefas administrativas.

  • Proteja a conta do administrador do domínio: aplique políticas de senha fortes, habilite bloqueio de contas e monitore regularmente qualquer tentativa de acesso não autorizado.

  • Desative a conta do administrador local (em todos os computadores): remova os privilégios administrativos desnecessários para limitar as possíveis vulnerabilidades.

  • Se você usar, habilite o LAPS: Implemente a Solução de Senha de Administrador Local (LAPS) para gerenciar com segurança senhas de administradores locais.

  • Use uma workstation administrativa segura (SAW): Estabeleça uma workstation dedicada com controles rigorosos de segurança para atividades administrativas.

  • Habilite as configurações de política de auditoria e a política de grupo: configure as políticas de auditoria abrangentes para rastrear e registrar eventos de segurança para análises posteriores.

  • Monitore sinais de comprometimento: Use sistemas de detecção de intrusão, informações da segurança e soluções de gerenciamento de eventos para identificar e responder proativamente a quaisquer incidentes de segurança.

  • Garanta uma complexidade da senha adequada: incentive o uso de senhas mais longas em vez de senhas complexas para aumentar a segurança.

  • Use nomes descritivos para grupos de segurança: Organize grupos de segurança com nomes significativos para simplificar o gerenciamento e a administração de acesso.

  • Bloqueie contas de serviço: aplique princípios de privilégio mínimo às contas de serviço e limite seus privilégios para apenas o que é necessário nas tarefas específicas.

  • Não instale software ou funções de servidor adicionais em controladores de domínio: use exclusivamente controladores de domínio para a finalidade pretendida e evitar instalações desnecessárias para reduzir vetores de ataque.

  • Encontre e remova contas de usuários e computadores não utilizadas: Audite regularmente o Active Directory para identificar e desabilitar ou excluir contas que não estão mais em uso.

  • Remover usuários do grupo de administradores locais: remova usuários não administrativos do grupo de administradores locais para minimizar possíveis riscos de segurança.

  • Utilize o gerenciamento de patches e verificação de vulnerabilidades: aplique regularmente patches de segurança em todos os sistemas e realizar verificações de vulnerabilidades para identificar e remediar quaisquer pontos fracos.

  • Use serviços DNS seguros para bloquear domínios maliciosos: Utilize uma inteligência contra ameaças baseada em DNS e serviços de filtragem para impedir o acesso a domínios maliciosos.

  • Execute sistemas operacionais/protocolos suportados: Mantenha os sistemas atualizados com suporte e versões corrigidas de sistemas operacionais e protocolos para evitar vulnerabilidades conhecidas.

  • Use autenticação de dois fatores por protocolo: implemente medidas de autenticação adicionais, como autenticação de dois fatores, para protocolos críticos aumentando a segurança.

  • Monitore os logs DHCP dos dispositivos conectados: analise os logs dos servidores DHCP para detectar quaisquer conexões de dispositivos, acesso não autorizado e comportamento irregular de rede.

  • Melhore a análise dos attack paths do AD: obtenha uma compreensão completa da cadeia de privilégios e ações que podem ser abusadas, o que pode permitir que invasores comprometam contas.

  • Monitore os logs de DNS em busca de atividades maliciosas na rede: monitorar os logs de DNS ajudam a otimizar o desempenho da rede, identificando e lidando com ameaças potenciais.

  • Crie um plano de recuperação: Isso ajudará a prevenir a perda de dados e garantir a continuidade dos negócios.


Como A XM Cyber Pode Te Ajudar A Manter Sua Active Directory Segura?


XM Cyber demonstra como o abuso do Active Directory entra em ação ao longo do caminho do ataque, reunindo múltiplas técnicas para identificar os riscos mais impactantes e oferecer orientação passo a passo para correção.


Análise proativa de risco do Active Directory em tempo real.

Analise continuamente sua pontuação de segurança para compreender a probabilidade de um ataque que pode comprometer seus ativos críticos, com base na totalidade do seu ambiente e o que é gerenciado pelo Active Directory.


Melhore a resposta de segurança para todo o Active Directory.

Destaque as credenciais e permissões mais arriscadas entre usuários, endpoints e serviços gerenciados em seu Active Directory, permitindo direcionar recursos para remediar primeiro os riscos mais impactantes, com instruções passo a passo. Enriqueça seu SOC, SIEM ou SOAR com insights de caminho de ataque para prevenir ataques rapidamente.


Evite ataques relacionados ao Active Directory Ambientes locais e em nuvem.

Descubra como os invasores se movem lateralmente personificando os usuários do Active Directory, aumentando privilégios e permitindo-lhes executar códigos maliciosos secretamente na rede, podendo até obter acesso a ambientes em nuvem migrando de usuários corporativos comprometidos no Active Directory para um usuário associado do Azure Active Directory.




28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fale Conosco

Outros Contatos:

+55 11 99435-8164

+55 (11) 3023-1500

R. Cunha Gago, 700 Pinheiros,
São Paulo - SP

RH & Curriculum

Suporte

bottom of page